O convidado e os seus objectos
Ricardo Jose Vaz brilha no mundo do desporto há mais de uma década. Com o nome de guerra de Tarantini tem encantado estádios em Portugal e nas competições europeias. É, todavia, o projecto “a minha causa” que nos fez endereçar o convite para dar o seu testemunho. Senhor de duas licenciaturas e um mestrado concretizados enquanto profissional de futebol na 1ª Liga, o camisola 8 do Rio Ave FC trabalha com colegas profissionais e gerações mais novas a importância de estar preparado para uma vida fora dos holofotes, de saber gerir as expectativas e de pensar o futuro. Estes são os seus objectos.
O que os portugueses têm de melhor?
A solidariedade e a adaptabilidade.
Povo que mais o surpreendeu.
A serenidade dos Tailandeses.
Maior Aprendizagem Profissional
Não há verdades absolutas. Podemos seguir por vários caminhos, mas nos melhores encontro sempre a exigência, competência e a frontalidade. Tudo o resto vem por acréscimo.
Maior Desafio Profissional
Começar do zero. Sonhar e Realizar. Sentir e “Fazer acontecer”.
Pessoas que o inspiram
Quem vê caras “pode” não ver corações. Valorizar a pessoa pela dimensão humana, pelo que fazem e não pelo que parecem ser. Gosto de ouvir, gosto de me inspirar pela mensagem, mas gosto ainda mais daquelas pessoas que “arregaçam” as mangas. Gosto de pessoas que têm o poder e que ouvem e sentem verdadeiramente. Posso vir a rico, viver bem, ter tudo o que realmente quero, mas apenas isso não chega para se lembrarem de ti.
Se pudesse fazer uma pausa de um ano, o que gostava de aprender
Não posso. Quando puder é sinal que já deixei de jogar. E ai nova vida, novas e renovadas aprendizagens, com pessoas que valham a pena perder tempo.
Coisas pelas quais de perde
Viagens. Normalmente faço uma grande por ano, mas que vale por muitas.
Objecto com Estória
Hoje é fácil ter uma bola de futebol. Tinha 6 anos quando um tio meu me deu a minha primeira bola. Prometeu-me uma caso conseguisse dar 20 toques consecutivos. Consegui mas custou. Tempos diferentes. Hoje tudo é bem mais fácil.
Presença da Rede
Pode acompanhar o Tarantini nas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn. Para conhecer melhor o projecto “a minha causa”, visite www.tarantini.pt